Yakuza:
- M. Moori Batista
- 26 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

PAÍS: JAPÃO.
ORIGEM: FEUDAL.
ETNIA: ASIÁTICA (NIPÔNICA).
LIVRO: “UMA TRAGÉDIA DE SOLIDÃO ”, "O QUE RESTA NESTA VIDA"
A mais antiga organização criminosa ainda atuante no mundo, a Yakuza teve início por volta do Séc. XVII, quando o Japão estava na era Tokugawa. O Japão sempre teve foras-da-lei, principalmente bandoleiros a cavalo que devastavam vilarejos, mas foi nesse período, quando as guerras civis haviam cessado, que diversos ronins (samurais errantes sem senhores feudais para servir) e mercenários ficaram desempregados e desocupados. Ociosos e sem outra fonte de renda, muitos guerreiros voltaram-se para a ilegalidade, como jogatina, cafetinagem e extorsão.
O nome “Yakuza” vem de um jogo de dados japonês no qual a junção dos números “8” (ya), “9” (ku) e “3”(za) resulta em uma falha técnica, ou seja, em nada, remetendo ao desprezo que a sociedade tinha pelos foras-da-lei. O caráter inédito da Yakuza é o fato de se organizarem em torno de um código de honra e lealdade, o que reflete a influência dos samurais em sua origem.
Uma das regras mais conhecidas da Yakuza é a obrigação do subalterno em cortar o dedo mínimo para se redimir com o superior. Os membros também ostentam tatuagens, feitas com agulhas de bambu, pelo corpo todo. Atualmente, a máfia japonesa tem negócios por todo o mundo e mantém forte influência em seu país de origem.